Gestantes e puérperas são as que mais sofreram com pandemia de covid

20 Jan

Gestantes e puérperas são as que mais sofreram com pandemia de covid

Um estudo do Observatório Covid-19 da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (19) e publicado há uma semana em uma revista cientifica internacional, mostra que as gestantes e as puérperas foram mais penalizadas pela pandemia do que a população em geral. O estudo foi feito em 2020 e constatou que houve um excesso de óbitos maternos de 40%, quando comparado aos anos anteriores.

Mesmo considerando a expectativa de aumento das mortes em geral em decorrência da Covid-19, ainda assim houve um excesso de 14%. Foram 549 mortes maternas por Covid-19, principalmente em gestantes no segundo e terceiro trimestre de 2020. E os óbitos foram em maior número entre as mulheres negras, as que residem na zona rural e as que estavam internadas fora do município onde residiam.

Para o principal investigador do estudo, o pesquisador Raphael Guimarães, o excesso de óbitos teve a Covid-19 não apenas como causa direta, mas inflacionou o número de mortes de mulheres que não conseguem acesso ao Pré-Natal e condições adequadas para a realização do parto. Ainda segundo ele, o atraso do início da vacinação entre as grávidas e puérperas pode ter sido decisivo na maior penalização destas mulheres.
Sonora

O estudo da Fiocruz concluiu, também, que as chances de hospitalização de gestantes com diagnóstico de Covid-19 foram 337% maiores que as demais. E Para UTI, 73% maiores. 



Notícia da categoria: Geral
Associação dos Delegados da Polícia Federal

Associação dos Delegados da Polícia Federal