Projeto do Marco Temporal avança na Câmara

Projeto que limita demarcação de terras indígenas avança na Câmara

25 Mai

Projeto do Marco Temporal avança na Câmara

Projeto que limita demarcação de terras indígenas avança na Câmara

A tese do Marco Temporal avançou na Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram, em Plenário, a urgência do projeto que restringe a demarcação das terras indígenas para aqueles territórios que estavam ocupados e eram usados produtivamente pelos indígenas em outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição.

O requerimento de urgência foi aprovado com 342 votos a favor e 131 contrários. A deputada indígena Célia Xakriabá, do PSOL, fez duras críticas ao texto.

As organizações de povos indígenas alegam que o marco temporal é inconstitucional e desconsidera os processos de expulsão dos indígenas de seus territórios que ocorreram antes de 1988.

O governo liberou a base aliada para votar como achasse melhor. O maior bloco da Casa, que une do PP e União Brasil ao PDT e PSB, também liberou a bancada. Por outro lado, o projeto foi rejeitado pelos blocos do PT, PCdoB e PV e do PSOL e Rede. Os demais partidos defenderam a matéria.

O deputado Zé Trovão, do PL de Santa Catarina, foi quem fez a defesa da medida no plenário.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, prometeu ainda votar o mérito do texto na próxima terça-feira. 

Com isso, a Câmara tenta se antecipar ao STF uma vez que o Supremo marcou a retomada do julgamento sobre o Marco Temporal para o dia 7 de junho.



Notícia da categoria: Geral
Associação dos Delegados da Polícia Federal

Associação dos Delegados da Polícia Federal